No MÊS DO MEIO AMBIENTE a ABRART lança sua coluna permanente sobre sustentabilidade e inovação em tintas, e estamos muito felizes em fazer parte desse momento.
O tema sustentabilidade está na pauta de todas as empresas do mundo e no mercado de tintas não é diferente. A última edição do European Coatings Show (2023) deixou claro que Sustentabilidade é hoje um dos principais drives para o setor, e o Brasil sendo o 5º maior produtor mundial em tintas, avança junto no tema a partir do Programa Setorial de Sustentabilidade lançado pela ABRAFATI.
Tornar um setor mais sustentável ultrapassa a barreira das empresas de tintas e avança para toda a cadeia de fornecimento, desde o fornecedores de insumos, processos menos impactantes e responsáveis, portfólio de produtos ecoeficientes, matérias-primas renováveis, chegando às relações de venda com o consumidor final. Nessa relação a revenda é a principal interface, sendo fundamental para alavancagem do tema.
A Importância da Revenda de Tintas para a Sustentabilidade do Setor
Não da para falar de sustentabilidade nesse segmento sem antes falar de qualidade dos produtos. Um produto de qualidade é mais sustentável, pois utiliza-se dos mesmos recursos naturais e oferece uma maior durabilidade. Uma revenda mais sustentável só é possível a partir da comercialização de produtos com marcas qualificadas no Programa Setorial da Qualidade – PSQ.
Quando pensamos em tinta, as matérias-primas utilizadas para a formulação são em grande parte recursos naturais, que extraídos com responsabilidade, são primordiais para a preservação e durabilidade de bens de consumo, atributos essenciais que se espera de uma tinta.
Quando uma marca é não conforme, além de não cumprir com os requisitos
mínimos de desempenho do PSQ, pode ainda ter em sua cadeia de fornecimento questões de não atendimento a responsabilidades ambientais, sociais e tributárias. Comercializar produtos não conformes é ser corresponsável com uma prática desrespeitosa com o Código de Defesa ao Consumidor, o que pode causar danos ao negócio.
Mas em que outros aspectos a revenda pode ser mais sustentável?
– Levantar os principais desperdícios;
– Adotar critérios de compras sustentáveis no dia a dia;
– Utilizar recursos naturais de forma mais eficiente. Como está o consumo de água e energia na sua unidade?
– Gestão de resíduos é uma questão no seu planejamento? Acredite, simples ações podem reduzir custos fixos do seu negócio.
Para uma melhor governança dos negócios, adote indicadores como:
– Controle de fluxo de caixa;
– Índice de giro do produto. Sua empresa pratica o FIFO (primeiro que entra, primeiro que sai)?
– Avaliação do estoque em volume de produto;
– Gestão de estoque financeiro. Estoque em excesso é dinheiro parado!
Ter uma gestão mais consciente, olhando para indicadores, responsabilidade compartilhada e melhores relações sociais, só pode ser sinônimo de sucesso!
Vamos transformar juntos!

ESG EM TINTAS é uma collab entre as empresas VEIO Sustentabilidade e W2S Consultoria com o propósito de atuar e colaborar na transformação da fabricação de tintas no Brasil, com base em boas práticas ESG – ambientais, sociais e de governança.